top of page

Força da Floresta os Componentes Ativos da Ayahuasca

Atualizado: 18 de mai. de 2024


Componentes Ativos da Milenar Bebida Amazônica


1. DMT (N,N-Dimetiltriptamina)


Fonte: A DMT é principalmente extraída da Psychotria viridis ou Diplopterys cabrerana.


Efeitos: Conhecida por seus efeitos psicodélicos potentes, a DMT provoca visões intensas, alterações na percepção da realidade, e experiências profundamente espirituais ou introspectivas.


Benefícios: No contexto terapêutico, o DMT é investigado por sua capacidade de auxiliar no tratamento de condições como depressão, ansiedade, e transtorno de estresse pós-traumático. Oferece insights profundos e promove uma sensação renovada de conexão com o mundo e com o próprio eu.

 

2. Harmine, Harmaline e Tetrahidroharmine:


Fonte: Estes alcaloides são encontrados na Banisteriopsis caapi.


Efeitos: Funcionam como inibidores da monoamina oxidase (IMAOs), o que permite que a DMT não seja rapidamente metabolizada no corpo, prolongando seus efeitos psicodélicos.


Benefícios: Além de intensificar os efeitos da DMT, esses alcaloides possuem propriedades antidepressivas. Estão associados ao aumento da neuroplasticidade, auxiliando na cura e na formação de novas conexões neurais. Nas cerimônias tradicionais, acredita-se que purificam o corpo e o espírito de energias negativas.

 

3. Serotonina:


Fonte: Embora a Ayahuasca não contenha serotonina diretamente, a DMT e os alcaloides harmala interagem com os receptores de serotonina no cérebro.


Efeitos: Essa interação é parte fundamental dos efeitos terapêuticos da Ayahuasca, melhorando o humor e a percepção emocional.


Benefícios: Influenciar os sistemas serotonérgicos pode regular o humor e as emoções, ajudando no tratamento de transtornos psicológicos como a depressão.

 

4. Acetilcolina:


Fonte: A Ayahuasca influencia a atividade colinérgica no cérebro, embora não aumente diretamente os níveis de acetilcolina.


Efeitos e Benefícios: A interação com os sistemas colinérgicos pode afetar a aprendizagem, memória e plasticidade cerebral, o que é relevante para o potencial terapêutico da Ayahuasca nas áreas de crescimento cognitivo e emocional.

 


 

Tendo em vista a lacuna nos tratamentos atuais para o TLP e a potencialidade  farmacoterapêutica e segurança da ayahuasca, a bebida começa a ser vista com uma  alternativa interessante no tratamento do transtorno, como sugere a imagem
Tendo em vista a lacuna nos tratamentos atuais para o TLP e a potencialidade farmacoterapêutica e segurança da ayahuasca, a bebida começa a ser vista com uma alternativa interessante no tratamento do transtorno, como sugere a imagem.


Esses componentes ativos, trabalhando em conjunto, criam a experiência única e impactante oferecida pela Ayahuasca, estabelecendo-a como uma ferramenta de imenso poder tanto em contextos espirituais quanto terapêuticos.


Gotas de Luz Eco.

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page